Serra do Rio do Rastro

Um dos cartões postais de Santa Catarina, a Serra do Rio do Rastro ganhou a fama de uma das mais tenebrosas do mundo, com 16 quilômetros de subidas, 284 curvas e paisagens de tirar o fôlego.

Ao final da subida fica o mirante que é uma das principais atrações do local, está localizando a 1460 metros acima do nível do mar, de lá é possível avistar toda a serra, as cidades próximas e em dias de tempo limpo e ensolarado é possível avistar o litoral a mais de 100 km dali.

A vista do mirante
A vista do mirante

O mirante ao final da serra tem um excelente estrutura, estacionamento amplo para carros, vans, ônibus e motos, diversas opções para alimentação com comidas típicas de região (não deixe de provar o queijo e o salame), além dos Quatis que chegam pertinho e até roubam sua comida se você der bobeira.

Melhor Salame e Melhor Queijo da Serra hahaha
Melhor Salame e Melhor Queijo da Serra hahaha
Quati e suas bolachas
Quati e suas bolachas

Para descer ou subir a serra é necessário paciência, atenção e um veículo em boas condições. Durante toda a subida há vários mirantes –  no sentido de quem sobe a serra – onde é possível fazer uma parada pra observar as paisagens, há algumas cascatas pelo caminho também. A estrada não tem acostamento e é muito estreita, por isso é necessário atenção redobrada na subida.

Um do mirantes durante a subida da serra.
Um do mirantes durante a subida da serra.

A noite a serra fica ainda mais incrível, totalmente iluminada. E a fonte de toda a energia vem da primeira estação eólica de Santa Catarina que está localizada em Bom Jardim da Serra.

Essa usina eólica é aberta para visitação e não é necessário marcar hora, basta chegar na portaria pagar a taxa de entrada e aproveitar o local. Quando estive lá, ainda tivemos um guia explicando como funciona a usina. E é muito legal, vale a pena a visita, só pra ter noção cada pá desse “cata-vento” tem em média 18 metros, é negocio é gigante.

Dentro da Usina Eólica
Dentro da Usina Eólica
Usina eólica em Bom Jardim
Usina eólica em Bom Jardim

Da serra é possível visitar cidades como Bom Jardim da Serra (a cidade que tem o pico habitado mais alto do país: o Morro da Igreja) e São Joaquim (conhecida pelo inverno rigoroso e pela neve – também é a terra da maça).

Como chegar:

A viagem é realizada pelas rodovias: BR-101 e BR-282, sentido Lages. De Lages a São Joaquim são 75 quilômetros pela SC-483, rodovia que liga Bom Jardim da Serra a Lauro Müller, passando pela Serra do Rio do Rastro.

Deixe um comentário